Como planejar uma viagem - sites para planejar viagem

Planejar viagem é uma arte. Você já deve ter visto algumas dicas práticas na categoria Planejamento aqui no blog, mas agora compartilho alguns links úteis que uso sempre que começo a programar uma nova viagem:

1. SkyScanner

O SkyScanner é um buscador de vôos que inclui companhias aéreas low fare de todo o mundo. Na hora de comprar, ele direciona para o site da companhia, sem sistemas intermediários e sem taxas.

Duas funções que eu gosto são os filtros por horário de voo e a opção de escolher um mês inteiro no calendário, em vez de datas específicas – assim você escolhe os dias mais baratos naquele período.

como-chegar-em-malta-voos-cias-low-cost

Voo low cost na Espanha

2. Eurail

O site da Eurail indica os preços, horários e itinerários dos trens europeus. Nem em todos os trajetos podem ser reservados pelo site, mas pelo menos já ajuda a planejar o roteiro. Observe detalhes como a duração da viagem, a necessidade de trocar de trem em algum ponto e se há mais de uma estação na cidade, para evitar confusões.

3. Seguro Promo

Na Europa, no Reino Unido e em muitos destinos do mundo, o comprovante de um seguro que cubra incidentes médicos no período da viagem pode ser pedido ao apresentar o passaporte na imigração. O site Seguro Promo é um buscador que compara preços e coberturas de várias empresas (incluindo Assist Card, Viagem SulAmérica, Mapfre e outras) para você escolher o seguro com melhor custo-benefício para a sua viagem.

castelo-de-neuschwanstein-estacao-de-trem-em-fussen-para-ir-ao-castelo

4. RentCars

No site da RentCars, você pode alugar carro em destinos da Europa, dos EUA ou de qualquer lugar mundo, fazendo o pagamento em reais e sem cobrança de IOF. Basta buscar a cidade e as datas para ver as opções disponíveis em diversas locadoras – incluindo Hertz, Avis, Localiza, Movida, Sixt, Europcar, entre outras.

5. Via Michelin

Os guias da Michelin eram um clássico dos planejamentos de viagem na era pré-internet. Hoje, o site Via Michelin é uma ferramenta ótima para planejar viagens de carro. Além de recomendar os trajetos, indica os pontos de pedágio e calcula os gastos de combustível.

roteiro-escocia-estrada-na-escocia

Estrada para as Highlands

6. Booking.com

O Booking.com faz busca e reserva de vários tipos de hospedagem, desde albergues até hotéis de luxo. Tem fotos, mapas e comentários dos últimos hóspedes, o que ajuda muito na hora de escolher um lugar legal para ficar.

O nosso blog tem parceria com o Booking.com e, a cada reserva efetuada a partir dos nossos links, nós ganhamos uma pequena comissão pela indicação de um leitor. Se você gosta das dicas do blog, esse é um ótimo jeito de apoiar nosso conteúdo sem que você tenha que pagar nem 1 centavo a mais por isso 🙂

7. Hostel World

Hostel World é um sistema de busca e reserva voltado especificamente para albergues, com ferramenta para comparação. É ótimo e confiável, porém cobra uma pequena taxa de reserva.

Hostel em Sao Petersburgo - Recepcao do Soul Kitchen

Recepção do hostel em São Petersburgo

8. Airbnb

Vai viajar com uma galera ou em família? Cansou de albergue? Quer sentir como é a vida na cidade? O Airbnb tem casas e apartamentos para alugar por temporada no mundo todo. Se você ainda não é cadastrado, clica aqui pra ganhar R$ 100 de desconto no primeiro apê que você alugar pelo Airbnb.

9. Melhor Câmbio

O site Melhor Câmbio é um jeito ótimo de economizar no planejamento de viagem sem ter que abrir mão de alguma coisa que você queria fazer ou comprar. O site compara o preço praticado por várias casas de câmbio para você comprar moeda estrangeira onde estiver mais barato na sua cidade.

Também serve para comprar cartões pré-pagos de viagem, como o Visa Travel Money. Você carrega o saldo em dólares, euros ou libras – mas se o seu roteiro passar por países que têm outras moedas, não se preocupe: você pode fazer compras normalmente e os saques são sempre na moeda local.

Melhor Cambio - Dinheiro para viajar

Dinheiro para viajar

10. Quanto custa viajar

“Quanto eu vou gastar por dia” é uma das perguntas mais difíceis de se responder quando a gente está planejando uma viagem, mas o site Quanto Custa Viajar dá uma força. É bom para encontrar um destino mais em conta ou planejar o orçamento para as cidades mais caras.

11. City Pass

Veja o nosso post City Pass vale a pena? para saber mais sobre os passes oferecidos nos principais destinos do mundo e planeje seu roteiro turístico para aproveitar melhor o tempo e o dinheiro.

Free walking tour na Europa - guia em Praga - estatua de Kafka

Guia contando sobre Kafka em Praga

12. New Europe Tours

Sandeman’s New Europe Tours faz passeios à pé pelas grandes cidades da Europa já foi até tema de um post aqui no blog. É sempre um dos primeiros programas que eu faço quando chego em um destino. Mas além dos walking tours pelos principais pontos turísticos, eles também oferecem passeios temáticos e pub crawls pelos bares de cada cidade.

13. Time Out

A revista Time Out tem edições em diversas cidades do mundo, sempre com dicas de bares, exposições em cartaz, eventos… É uma boa opção para complementar o roteiro de viagem com uma programação atualizada, para além das atrações turísticas de sempre.

coachella-festival-na-california-show

Coachella Festival na Califórnia

14. Last.fm

Last.fm é tipo o “irmão mais velho” do Spotify, um site de música online que também tem um quê de rede social. Nele, é possível ver a agenda de shows e eventos da cidade para onde você vai. Dá até para filtrar por gênero musical. Pode ser a sua chance de ver aquela banda que não vem para o Brasil tão cedo!

15. World Taximeter

World Taximeter – Ainda está em versão beta, mas a ideia é muito boa e já funciona para diversas cidades da Europa, EUA e Canadá. Você informa os bairros de partida e destino, o site calcula o preço da corrida de taxi. É bom para planejar os gastos e identificar o famoso golpe do “preço para turista”.

montevideu-letreiro-montevideo-na-orla

Letreiro em Montevidéu

Vale também dar uma olhada nessas matérias sobre o uso do celular no exterior e o acesso à internet pelo smartphone.

Se você está pensando em trazer eletrônicos e bugigangas, veja o que precisa ser declarado na alfândega.

E você? Que sites de viagem você usa?

Share

17 Comentários

  1. Gostei do site, muito legal!
    Vou dar minha opinião sobre o AIRBNB que já usei várias vezes.
    É uma maneira ótima de viajar para quem quer ‘brincar de casinha’ fora de casa pq vc precisa fazer café da manhã, fazer compras de supermercado, essas coisas. Para mim são coisas ótimas, a gente fica mais próximo do que é ser morador da cidade, é uma ótima experiência. Sem contar o espaço a mais e o preço a menos.
    Antes de entrar no site informe-se sobre os melhores lugares de hospedagem na cidade nos vários sites de viagem, o viajenaviagem.com é ótimo para isso.
    Aí, de posse dessas informações, vc seleciona os bairros que interessam.
    Depois de escolher os aptos/casas verifique (usando o Google Maps) se existe supermercado, padaria, metrô, ônibus por perto das suas escolhas.
    Vá ao site do Airbnb e coloque seus filtros na busca.
    Quando vc já souber os imóveis que servem para vc entra a fase final, ler os comentários de pessoas que já se hospedaram e trocar informações com os anfitriões sobre horários de check in e check out e dúvidas que surgirem ao longo da procura. A grande maioria é muito solícita e recebe com muito carinho.
    Já usei o Airbnb em Londres 3 vezes, Lisboa, Paris, Roma, Florença, Veneza,Lyon e Santiago de Compostela e apenas em um apto de Londres tive problema com a limpeza, mas mesmo assim tudo se resolveu no final.
    A análise criteriosa e a conversa franca com o anfitrião são fundamentais para não se ter problema na hospedagem.
    Boa viagem a todos!

    • Oi, Rejane! Legal que gostou do blog – nos dedicamos a ele com muito carinho 🙂
      Suuuper obrigada por compartilhar suas experiências com o Airbnb! Acho que vou experimentar pela primeira vez na próxima viagem, suas dicas serão muito úteis! 😉

Exibir Comentários

Deixe uma resposta

Close