Arte de rua no Brooklyn, em NY

Nos últimos anos a arte urbana está conquistando seu espaço na sociedade, sendo cada vez mais aceita e apreciada. Sou apaixonada por arte e intervenção urbana e durante a minha última viagem a Nova York separei um dia para conhecer o Bushwick Collective, um coletivo de artistas urbanos do mundo inteiro que desde 2012 colore o bairro de Bushwick, no Brooklyn.

Arte de rua no Brooklyn NY - Grafite de luvas de boxe em forma de coracao

Apesar de recente, esse movimento deu origem a um dos cenários mais promissores do mundo para os artistas de rua. A curadoria fica por conta de Joseph Ficalora, um antigo morador do bairro.

Antes considerado sujo e dominado pelo crime, Bushwick hoje em dia é uma região que está crescendo e se valorizando no Brooklyn.

Arte de rua no Brooklyn NY - Obras do Bushwick Collective

Parte dessa transformação se deve ao projeto liderado por Ficalora, que deu cores às paredes do bairro, transformando-as em uma galeria hype ao ar livre.

Com todas as autorizações legais necessárias para a exibição dos trabalhos dos artistas, o Bushwick Collective possui mais de cem obras pelas ruas do bairro nova-iorquino.

Arte de rua no Brooklyn NY - Grafite no Brooklyn em NY

Ao passear por ali, nos deparamos com bares no meio de florestas com ursos desenhados, cafés que têm suas fachadas repletas de personagens e mercados com a parede lateral composta por robôs e figuras que alcançam até três andares de altura.

E como arte de rua muda o tempo todo, sempre tem um mural novo surgindo pelos muros e fachadas.

Grafite no Brooklyn - Carol no roteiro das obras do Bushwick Collective

São tantos grafites para apreciar em Bushwick que eu não parava um segundo com a minha câmera. Fiquei completamente encantada e registrei vários deles!

Mas se admirar a arte de rua já não fosse o suficiente, observar o movimento do bairro e o estilo de seus moradores também é uma experiência intrigante.

Arte de rua no Brooklyn NY - Grafite em NY

Bushwick é um paraíso hipster e, ao final do passeio, vale a pena checar outros pontos quentes do bairro. Recomendo fazer compras no brechó Vice Versa (71 White Street) e comer na pizzaria Roberta’s (261 Moore St).

O ponto de partida para conhecer as obras do Bushwick Collective é a esquina da Troutman Street com a Saint Nicholas Avenue. Para mais arte, vale conferir o Instagram do coletivo: @thebushwickcollective

Arte de rua no Brooklyn NY - Mural dos ursos em Bushwick

Veja também: os grafites do Muro de Berlim

3 comentários

Deixe uma resposta


Close