Nerdy Day Trips: lugares geeks para viajar pelo mundo
Não sei se vocês sabem, mas os geeks dominaram o mundo. E uma das coisas mais legais sobre os geeks é que, quando eles resolvem viajar, não esperam surgir pacotes turísticos prontos nas agências… Assim como tudo mais na vida, eles criam uma solução e postam na internet! :)
O Nerdy Day Trips é um site com um mapa interativo em que os nerds de todo o mundo marcam locais de interesse para quem curte tecnologia, ciência, literatura, cultura pop, história e tal. A maior concentração de atrações marcadas é, claro, na Europa e nos Estados Unidos. Mas estamos de dedos cruzados para ver se a moda pega em outros continentes!
Às vezes chega a ser difícil navegar pelo site, de tantos pontos marcados numa mesma região, mas sempre dá pra encontrar uma boa sugestão de passeio. Passei um tempo me perdendo pelo mapa, e a minha “wishlist” de viagem acabou ganhou mais alguns lugares…
MIT Museum – EUA
MIT Museum, o museu do Massachusetts Institute of Technology tem grande destaque para a robótica e a inteligência artificial, mas também reúne acervos relacionados às áreas de arquitetura, holografia e náutica, além de inovações desenvolvidas no Instituto. A loja do museu tem colecionáveis coisinhas curiosas, como o cortador de pizza em formato de pi (sim, π)! A entrada é grátis no último domingo de cada mês, exceto julho e agosto :)
Veja como entrar de graça nos maiores museus do mundo
O que fazer em Boston: uma esticadinha de Nova York
Castelo de Alnwick – Reino Unido
A 2 horas de Edimburgo, o Castelo de Alnwick é um prato cheio para os nerds: construído em 1096 para defesa da Inglaterra contra invasões escocesas, acabou se tornando mundialmente conhecido após ser usado como locação para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, nos filmes de Harry Potter.
Uma de suas atrações mais curiosas é o Poison Garden, jardim de plantas venenosas, como belladona, mandrágora (mandrake) e cicuta, que foi usada na execução do filósofo Sócrates. Outra estrela do castelo é a maior casa da árvore do mundo (com mais de 550 m²!), fazendo de Alnwick um ótimo destino para um passeio em família.
Museu Histórico de Berna – Suíça
Aprenda tudo sobre a vida e o trabalho do cientista Albert Einstein nesse museu da capital suíça, onde ele morava quando criou a teoria da relatividade e a fórmula E = mc². A exposição do Bern History Museum inclui alguns objetos pessoais do gênio, anotações de suas pesquisas e peças interativas que explicam algumas de suas teorias. A casa onde Einstein morou entre 1903 e 1905 não fica muito longe dali, na rua Kramgasse nº 49, mas atualmente está fechada para restauração devido a um vazamento de água… Deve reabrir ao público em breve!
Museu da Utopia – Suíça
A 60 km de Berna fica a Maison d’Ailleurs, também conhecida como House of Elsewhere — possivelmente o único museu do mundo dedicado a “ficção científica, utopia e jornadas extraordinárias”. Fundado em 1976 pelo enciclopedista Pierre Versins, o museu tem mais de 70 mil livros, documentos, trabalhos artísticos e artefatos relacionados à compreensão e imaginação do futuro (desde o século XV).
Como não poderia deixar de ser, a casa tem um espaço dedicado à obra de Julio Verne, além de exposições temporárias que versam sobre temas como realidades distópicas, cidades perdidas e vida extraterrestre.
Mitad del Mundo – Equador
Em um parque ao norte de Quito, a capital do país, está o monumento Mitad del Mundo, que marca a linha equatoriana, que divide o mundo em dois hemisférios. O local está rodeado de bustos dos membros da Missão Geodésica Francesa de 1736 e abriga um Museu Etnográfico em sua construção central, mas o que me pareceu mais legal foi o planetário! Nada mal ver as estrelas na latitude 0-0’-0”, ainda mais sabendo que eles têm exibições de filmes em IMAX.
Museu da História da Computação – EUA
Em pleno Vale do Silício, na Califórnia, onde surgiram muitas das grandes empresas da internet, está o Computer History Museum, que apresenta toda a evolução dos computadores ao longo dos séculos. O acervo reúne mais de mil artefatos que demonstram que a história da computação é muito mais antiga do que se imagina. A exposição avança até o surgimento dos videogames atuais e as tecnologias de última geração.
Casa de Edgar Allan Poe – EUA
Edgar Allan Poe, autor de tantos contos de terror e ficção policial, morou nessa casa em Baltimore com sua tia quando tinha seus vinte e poucos anos, até se mudar para Richmond em 1835. A casa de tijolos com estreitas escadas exibe as ilustrações feitas em 1884 por Gustave Dore para o conto “O Corvo” e o famoso telescópio que Poe usava. O acervo também conta com a única foto conhecida de Virginia, a esposa do escritor, tirada quando ela morreu (bizarro, né?).
Baltimore pode ser uma ideia de day trip para quem está em Washington. De carro, a viagem leva cerca de 1 hora. O blog americano Nerd Trips tem dois posts bem completos sobre a casa.
Quer mais destinos nerds?
Tem mais dicas para as nossas viagens nerds? Me conta aí nos comentários! E veja mais dicas de roteiros geeks aqui no blog :)