5 museus em Lima realmente imperdíveis
Tempo é algo precioso, especialmente durante uma viagem. Tenho muita curiosidade pela história e pela arte de cada país que visito, e fiquei dividida ao perceber que Lima tinha muito mais museus do que era possível dar conta no nosso roteiro de 4 dias – embora já seja mais tempo do que a maioria dos visitantes reserva para a capital do Peru, já que a estrela da viagem é sempre Cusco.
Entre tantas coisas para fazer por lá, posso destacar 5 museus em Lima que valeram cada minuto da nossa visita, por terem exposições relevantes, por apresentarem um bom panorama da história e a arte local, ou por oferecerem experiências únicas, diferentes de tudo mais o que se vê no Peru ou em outras capitais do mundo.
1. Museu Larco, em Lima
O Museu Larco é o mais famoso, e tem motivo para isso. Se você só tiver tempo de visitar um museu em Lima, é neste que você vai. Localizado em uma linda casa colonial, o Larco é uma delícia de se visitar e tem uma exposição muito bem montada. Um dos pioneiros da antropologia peruana, Rafael Larco teve importantes contribuições para o estudo das civilizações pré-inca.
Assista ao vídeo de introdução, que é ótimo para contextualizar muito do que você vai encontrar em outros museus e sítios arqueológicos ao longo da viagem pelo Peru. E reserve um tempinho para ver a curiosa coleção de cerâmica erótica no anexo que fica no jardim – são esculturas que revelam bastante sobre a cultura pré-colombiana!
2. MALI – Museu de Arte de Lima
O Museu de Arte de Lima é muito interessante de visitar! Toda a história da arte peruana é apresentada de um jeito descomplicado, numa exposição que é leve mas sem ser rasa.
O percurso principal é como uma linha do tempo, que começa com a cerâmica e a ourivesaria pré-colombiana e vai passando pelas pinturas do período colonial, a Escola Cusquenha (barroco peruano), arte decorativa, desenho, fotografia até o modernismo e a arte abstrata.
Como o MALI consegue apresentar tudo isso e manter a atenção da gente até o final? Adorei esse museu, e também fiquei encantada com o espaço: um palácio neorrenascentista, no Parque de la Exposición.
3. MATE – Museu Mario Testino
Um dos maiores fotógrafos de moda do mundo é peruano – Mario Testino trabalhou para grifes como Versace e Carolina Herrera, revistas como Vogue e Vanity Fair e fez até capa de disco da Madonna. O Museu Mario Testino fica numa mansão lindíssima no distrito de Barranco e é um programa imperdível em Lima para quem curte arte e cultura pop!
A exposição mostra fotografias de artistas, músicos e modelos de todo o mundo, com imagens altamente conceituais estampadas nas paredes. As cores e a perfeição das composições são hipnotizantes! Além das fotos de moda e trabalhos comerciais, o museu também tem uma sala dedicada ao ensaio com Lady Di, feito por Testino um mês antes do acidente da princesa, e outra com fotografias maravilhosas dos trajes típicos andinos.
Leia mais sobre o Museu Mario Testino
4. LUM – Lugar de la Memoria
Um museu surpreendente, que aborda a história recente do país de forma bastante aberta e crítica. Resultado de um trabalho documental impressionante, o Lugar de la Memoria discute questões de direitos humanos, com foco no período de violência vivido pelo Peru entre 1980 e 2000, devido aos conflitos dos grupos terroristas Sendero Luminoso e Movimiento Revolucionario Túpac Amaru (MRTA) com o estado peruano.
A história é contada com recursos interativos, depoimentos em vídeo e instalações que combinam pesquisa histórica e arte. A arquitetura do museu, premiada em toda a América do Sul, também é intrigante: a construção foi feita nas falésias de Miraflores, com vista para o mar.
Leia mais sobre o Lugar de la Memoria
5. Mucen – Museu Central
Não posso dizer que o Museu Central (chamado de Mucen ou BCRP Museum) é essencial, mas ele ganha um lugarzinho na lista porque é gratuito, rápido de visitar e bem no centro histórico – a um quarteirão da Plaza de Armas de Lima. Instalado na antiga sede do Banco Central da Reserva do Peru, ainda tem os cofres e as grades de ferro dos caixas, com o estilo arquitetônico da década de 1930.
A exposição tem um apanhado de antropologia, com peças do período pré-colombiano, mas eu gostei mesmo foi da coleção de arte. Achei interessante ver as pinturas do século 19 e a arte moderna peruana – com algumas semelhanças a Portinari e Di Cavalcanti. No mesmo quarteirão, o Mucen tem um anexo com exposição de arte contemporânea.
Outros museus em Lima, Peru
A capital peruana tem muitos outros museus que você pode explorar, dependendo dos seus interesses.
Se quiser descobrir mais sobre o período colonial, procure visitar no centro histórico a Casa Aliaga (a casa mais antiga do hemisfério sul!) e o Museu Bodega y Quadra. Em Barranco, ao lado do Museu Mario Testino, tem também o Museu Pedro de Osma, que exibe arte colonial num casarão lindo e super luxuoso.
Um pouco longe das demais atrações de Lima, o Museo Oro del Peru y Armas del Mundo é curioso para quem curte espadas e armaduras, embora bastante entulhado. Se as pedras preciosas e artefatos de ouro e prata te chamarem atenção nos outros museus, aqui você pode encontrar uma coleção ainda maior – a parte mais bonita da exposição!
Para quem procura arte, o Museo de Arte Italiano é o único dedicado a arte europeia no Peru. Já o Museo de Arte Contemporânea tem 3 salas de exposições temporárias, então a experiência depende bastante do que está em cartaz na época da sua visita – mas o lugar é bonito e tem um café legal no jardim, e isso já faz o passeio bacana.
Conta pra mim: quais desses museus de Lima você conhece ou estão nos seus planos de viagem?