Amã, ponto de partida para conhecer a Jordânia
Confesso que estava com receio de conhecer a Jordânia, já que ela se localiza no meio de uma zona de extremo conflito no Oriente Médio. Mas foi só colocar o pé na capital Amã, meu ponto de partida para conhecer o país, que percebi que seria uma viagem tranquila.
Fiquei apenas um dia e meio na capital e posso dizer que todo o estereótipo do povo árabe que tinha em mente foi por água a baixo, me deparei com um povo simpático num clima agradável e pacífico. Viajei com um grupo de amigos e optamos ficar hospedados no Hotel Century Park, no Bairro Diplomático da cidade. Lá mesmo reservamos um guia para conhecer os principais pontos da cidade.
Começamos nosso tour pelo Anfiteatro Romano. Erguido no ano de 170 d.C para entreter até 6.000 pessoas, ele possui as divisões de seus espectadores conforme a época: governantes na frente, militares no meio e o público em geral em cima. A conservação do teatro me impressionou, e o mais legal é que, desde que foi restaurado nos anos 1950, voltou a ser utilizado para apresentações. A entrada do anfiteatro custa 1 JD (US$ 1,50) e dá direito a visitar o Museu do Folclore anexo a ele.
De lá, demos uma passada nos mercados da cidade, perfeitos para comprar artesanatos e especiarias e continuamos até um dos mais populares e mais simples restaurantes da cidade, o Hashem Restaurant. Faz fila na rua para comer o básico da comida árabe, mas é uma maravilha, daqueles achados de viagem que a gente ama! Vontade de voltar lá só para comer o falafel e o homus!
O passeio continuou até a Citadela, um sítio histórico localizado na colina mais alta de Amã e que oferece uma vista incrível da cidade. Há diversos pontos para conhecer na Citadela, mas os mais famosos são o Templo de Hércules e o Palácio Ummayad.
Dois pilares gigantes são os restos do Templo de Hércules, construído durante o Império Romano. A famosa mão esculpida em pedra retrata a grandeza da construção em seus dias de glória. A entrada para conhecer a Citadela custa 2 JD (US$ 3).
A estadia em Amã foi perfeita para dar início a minha trajetória pela Jordânia, com pessoas amáveis e hospitaleiras que me receberam super bem em todos os lugares que visitei ♥