Fotografia e moda no Museu Mario Testino, em Lima
Um dos maiores fotógrafos de moda do mundo é peruano – Mario Testino trabalhou para grifes como Gucci e Carolina Herrera, revistas como Vogue e Vanity Fair e fez até capa de disco da Madonna, Ray of Light. Foi morar em Londres quando tinha vinte e poucos anos, mas mantém uma conexão forte com a América Latina e criou, em 2012, um dos mais surpreendentes museus de Lima.
O Museu Mario Testino (MATE) é um passeio imperdível em Lima para quem curte fotografia, arte e cultura pop. A exposição permanente é atualizada de tempos em tempos, sempre trazendo um novo aspecto do trabalho do fotógrafo para o debate – como, por exemplo, a masculinidade no mundo da moda.
O universo das celebridades
A cena cultural contemporânea era o tema em destaque durante a minha visita. Fotos de artistas, músicos e modelos em festas tomavam as salas do museu. Algumas tinham borrões de movimento ou outra imperfeição que acentuava a sensação de espontaneidade, daquelas fotos que se tiram em festas entre amigos.
A entrevista de Mario Testino exibida na projeção de vídeo (uma das salas mais interessantes do museu!) confirma a obsessão que ele tem por capturar o zeitgeist do universo das celebridades. Existe um humor e uma intimidade que raramente se vê em fotos de gente famosa.
Composições perfeitas e provocantes
Se as fotos de festas deixavam alguma dúvida, as fotografias comerciais mostram de forma inequívoca a atenção aos detalhes, na perfeição das composições e na edição que destaca a nitidez e as cores vibrantes.
O resultado é ainda mais hipnotizante quando a gente vê aquelas imagens em grande escala. As fotografias transbordam das molduras e ocupam paredes inteiras do museu, estampadas em adesivo. É uma imersão num mundo altamente conceitual – são trabalhos comerciais, mas nem por isso menos artísticos.
Fotografia de Mario Testino
Na exposição também não poderiam faltar imagens de Kate Moss e Gisele Bündchen, musas que ele fotografou incontáveis vezes ao longo dos anos, em trabalhos que impulsionaram não apenas a carreira dele, mas também delas.
Para além das supermodelos, Testino é conhecido pelos retratos de artistas como Angelina Jolie, Lady Gaga, Scarlett Johansson, David Bowie, Jude Law… Mesmo sendo ensaios para revistas, cheios de produção e poses, a sensação de intimidade aparece aqui também (embora a exposição pegue leve com os nus e as imagens sensuais que pautaram boa parte de sua trajetória).
O retrato e a fotografia de moda de misturam bastante, a ponto de não ser possível dizer o que foi clicado para uma revista ou não.
Princesa Diana e Alta Moda
O museu tem ainda duas salas especiais. Uma é dedicada ao ensaio fotográfico de Lady Di, feito por Testino um mês antes do acidente da princesa. Esse foi um dos trabalhos de maior projeção de sua carreira, que o levou a fazer também as fotos oficiais de William e Kate com seus filhos, além de ter sido contratado por outras famílias reais, como da Holanda, da Noruega e da Jordânia.
A outra sala especial é da série Alta Moda (trocadilho entre high fashion e as terras altas do Peru), que traz fotografias maravilhosas dos trajes típicos andinos, num projeto desenvolvido por Mario Testino ao longo de 5 anos. O fotógrafo é um embaixador da cultura peruana no mundo e chegou a ser presidente da World Monuments Fund no país.
O que fazer em Barranco, Lima
O Museu Mario Testino fica numa mansão lindíssima no distrito de Barranco – área onde viviam muitos intelectuais e artistas limenhos no início do século passado. Como as salas não são grandes, o museu é relativamente rápido de se visitar.
Depois, vale a pena aproveitar o charme de Barranco, caminhar pela pitoresca Ponte dos Suspiros e curtir um dos muitos bares desse distrito boêmio de Lima. Diz a lenda que quem consegue atravessar a Ponte dos Suspiros prendendo a respiração pode fazer um pedido!
Nós visitamos o MATE à tardinha – assim, quando saímos, já estava quase na hora do restaurante Isolina abrir para o jantar. É um restaurante concorrido, mas chegando cedo pegamos mesa sem reserva e sem fila. Anota essa dica, pois foi realmente um dos melhores lugares em que comemos na viagem, e com preço justo. Para quem quiser provar uma cerveja artesanal peruana, a dica é a 174 IPA da cervejaria Barbarian.
Se a sua visita acontecer mais cedo e ainda faltar tempo para o jantar, considere também conhecer o Museu Pedro de Osma, que fica logo ao lado do MATE e exibe arte colonial num casarão lindo e super luxuoso! Nas bilheterias, você pode comprar um ingresso combinado para visitar os dois museus com desconto ;)
Onde se hospedar em Barranco, Lima
O distrito de Barranco tem aparecido como uma alternativa interessante à região turística de Miraflores. Compensa a maior distância do centro com a atmosfera descolada e mais jovem, muitas opções de bares, restaurantes, lojas de design.
O melhor jeito de curtir Barranco é fugir dos hotéis padrão e aproveitar a experiência de ficar em uma pousada com charme local, num dos casarões típicos. Algumas opções são Casa Nuestra, Second Home (com vistão para o mar!), La Casita Libertad (mais econômica) ou mesmo as experiências de luxo da Casa Republica e do Hotel B.