12 hrs Guides: como se tornar um local em 12 horas
Sabe quando a gente tem pouco tempo para visitar uma cidade mas não quer que a viagem se restrinja àqueles programas turísticos básicos e obrigatórios? O site 12 hrs Guides monta roteiros rápidos para alguns dos grandes destinos do mundo justamente para quem está nessa situação.
A escritora alemã Anna Peuckert e o fotógrafo dinamarquês Søren Jepsen criam pequenos guias dos lugares que eles gostam com sugestões de atividades, cafés, hotéis boutiques, lojas de design e algum lugarzinho bom para ir à noite também. Aqueles segredinhos que só quem é da cidade conhece.
O site já tem edições sobre Londres, Berlim, Copenhagen e Vancouver, além de algumas cidades menores como Portland (EUA), Hyères (França) e Antuérpia (Bélgica). E vale a pena ficar de olho, porque eles também estão preparando guias de Paris, de Milão e do bairro novaiorquino do Brooklyn.
Já anotei várias dicas para as minhas próximas viagens. Aqui estão umas das minhas preferidas para vocês terem ideia do que a gente encontra por lá:
Londres
Alguma coisa entre um pub e um club, a Queen of Hoxton, em Londres, tem pista de dança, bar, sala de jogos e um terraço super agradável com vista sobre o East End. No verão, até às 9h da noite (10h em fins de semana), há sessões de cinema ao ar livre, sorvetes e drinks. Parece que lá também rola silent party.
Berlim
Em Berlim, o pequeno restaurante Kantine Neun serve comida orgânica e vegetariana a bons preços. Fica dentro do antigo mercado Markthalle IX, recentemente reativado, que oferece produtos locais e artesanais nas feiras que acontecem toda sexta e sábado. Nas quintas à noite tem a “Street Food Thursday”, com comidinhas inspiradas na culinária de outros cantos do mundo.
Antuérpia
Depois de se encantar com a arquitetura belga, é hora de descobrir a origem de outra fama que colocou Antuérpia no circuito internacional: a moda. The Ballroom é a loja de um dos seis estilistas que ficaram conhecidos como “The Antwerp Six”, e também exibe roupas desenhadas por alguns de seus colegas.
Copenhagen
Grød, que quer dizer mingau em dinamarquês, é o nome dessa lanchonete em Copenhagen e é exatamente o que ela serve. Com castanha, amêndoas, pedacinhos de maçã… Você escolhe! A lanchonete fica em Nørrebro, bairro frequentado pela galerinha hipster.
Dizem os autores do 12 hrs Guides que Copenhagen é uma cidade tão adorável que basta dar uma voltinha para entender o significado de outra palavra dinamarquesa: hygge, que não tem tradução em nenhuma outra língua, mas que quer dizer algo como “a ausência de qualquer chateação”. Parece simpático e eu fiquei com vontade de viajar para lá! :)
E você? Tem algum segredinho numa cidade legal?