O estilo da Escandinávia
Para quem quer apreciar o que há de mais cool no design – seja na moda, decoração ou arquitetura – a Escandinávia é o destino ideal. Não posso dizer que seja um destino acessível do ponto de vista econômico, mas a rica experiência nesta região compensa qualquer preço um pouco mais salgado.
Por lá você irá respirar o melhor do design em sua simplicidade e elegância incomparáveis. Celeiro de grandes designers, como Hans J. Wegner, Louise Campbell, Eero Saarinen e Nanna Ditzel, nota-se um quê de vanguarda nos trabalhos, uma ousadia sem exageros que surpreende.
Apesar de os três países que visitei – Noruega, Dinamarca e Suécia – inicialmente me passarem uma imagem única, eles são totalmente diferentes em tudo, o que torna difícil escolher apenas um como destino. Não falam a mesma língua, nem se comportam da mesma forma. Cada país tem uma “vibe” peculiar e um jeito só seu. Bom mesmo seria passar uns 15 dias em cada lugar para descobrir aqueles segredos que só os locais conhecem.
Falando de Noruega, o que mais me chamou a atenção em Oslo foi o fato de ser uma cidade jovem, pouco turística, extremamente limpa e organizada. Sério, é algo acima de tudo que vi no resto da Europa e da própria Escandinávia, e essa visita me deixou extremamente exigente com tudo! A gastronomia atende até os mais exigentes paladares, os moradores são simplesmente encantadores, gentis e alegres o tempo inteiro, e a arquitetura é de babar!
Modernidade é o sobrenome dessa capital e as coisas parecem estar só começando. Obras próximas à Ópera anunciam que mais construções incríveis irão surgir muito em breve e tornar aquela região uma das mais bacanas do planeta. Linda! Uma verdadeira inspiração para os apaixonados pela arquitetura moderna. Junte a isso pessoas nada afetadas, mas com um estilo super cool. O máximo!
Passando para Copenhagen, na Dinamarca, é interessante observar como a arquitetura mescla construções extremamente antigas com outras bem contemporâneas. A meu ver, Copenhagen se destaca pelos projetos de interiores. Decoração e iluminação são o ponto forte. Os objetos de design para a casa são de deixar qualquer um doido. Eu não sou uma pessoa muito ligada em utensílios para cozinha e afins, mas confesso que não conseguia resistir e ficava namorando cada vitrine.
Segundo os escandinavos, a explicação para essa mania está no clima. O fato de terem um inverno rigoroso e longo os leva a passar muito tempo em casa, e por isso eles capricham na decoração. Faz todo o sentido!
Comprar móveis pode ser um pouco complicado, ainda que algumas lojas possam entregar por navio no Brasil, mas outras peças de decoração e iluminação são bem possíveis.
Em Copenhagen você poderá notar um clima mais festivo do que nas outras cidades e um espírito mais livre. Vitrines coloridas mesmo na moda masculina. Os dinamarqueses me pareceram seguros de si e confiantes para usar de tudo e sempre com uma bossa bem interessante.
Procure conversar com algumas pessoas com as quais você se identificar e pedir dicas de marcas locais. Eles são extremamente gentis e ficarão muito felizes em ajudar. Se sentem prestigiados por ver que temos tanto interesse pela cultura e pelos produtos produzidos por eles.
Para os fãs de bicicletas a cidade é um verdadeiro encanto e não faltarão produtos legais. Eles pedalam para todo o lado e a bike é certamente o principal meio de transporte, com a facilidade do relevo plano.
Chegando a Estocolmo, capital da Suécia, você notará que a moda é um fator primordial. Os homens são ainda mais elegantes que as mulheres. Os cabelos dos suecos são simplesmente um caso de estudo à parte. Impressionante como conseguem manter os fios bem cortados e arrumados. É para observar e se inspirar. Note como o cabelo compõe a aparência como um todo.
O estilo dos suecos é uma das maiores referências da atualidade e isso é notável especialmente nos bairros mais descolados e elegantes, seja à noite ou mesmo num domingo à tarde.
Certamente é um excelente destino para quem quer dar um up no guarda-roupa. Há lojas fast-fashion (como a H&M, marca originalmente sueca) e todas as grandes marcas mundiais, além de lojas locais incríveis e descoladas como a Tiger of Sweden, que é um verdadeiro sucesso pela Europa.
Os suecos são definitivamente mestres na elegância e isso os torna ainda mais atraentes. Enquanto observa o estilo dos homens e tenta absorver um pouco dessa maestria você certamente irá apreciar a beleza das mulheres nórdicas que apesar de magras possuem belas pernas e um corpo bem feminino e curvilíneo. Tudo muito lindo de se ver!
O difícil é se segurar para gastar pouco!