As melhores viagens do ano – 2012
Faz 1 ano que o Vontade de Viajar entrou no ar! :)
Esse blog é a realização de um projeto pessoal que começou a surgir em 2008. Gosto muito das minhas memórias de viagem – dos lugares que visitei, das histórias que escutei, dos amigos que conheci – mas nunca consegui manter um bom diário de bordo. Toda jornada começava com um caderninho organizado; mas depois de alguns dias viajando, tudo o que eu conseguia fazer eram rascunhos em pedaços de papel jogados no bolso da mochila.
Mais do que uma forma de registrar as experiências de viagem, esse blog me dá a chance de viajar de novo para os lugares por que me apaixonei e de sonhar com os tantos lugares que ainda quero conhecer. Fico muito feliz quando alguém comenta que encontrou uma dica legal aqui – isso me anima a continuar escrevendo!
Navegando pelos arquivos do blog, me deparei com alguns dos textos que mais me deram Vontade de Viajar. Para mim, essas foram as grandes viagens de 2012:
1. Templo Branco, na Tailândia
Um ponto alto da viagem pelo Sudeste Asiático, o Templo Branco na Tailândia é uma crítica bem-humorada à falta de paz no estilo de vida ocidental.
2. Castelo de Leeds, na Inglaterra
A 1 hora de Londres, o Castelo de Leeds é um excelente bate-e-volta para ver um pouquinho do interior da Inglaterra e uma ótima dica para quem viaja em família.
3. Lugares do crime ao turismo
Cenários de crimes que marcaram a história acabaram transformando o turismo em cidades como Las Vegas, São Francisco e Londres.
4. Museu da Música Britânica
Quais são as suas bandas preferidas? Aposto que pelo menos uma delas é inglesa. O British Music Experience é um museu interativo que conta a história da música no Reino Unido.
5. Free walking tours na Europa
Uma dica que vale para todo mundo que viaja pela Europa: conheça o city tour perfeito para quem não gosta de city tours!
6. Seattle: a feira e o museu EMP
Em Seattle, nos EUA, o dia perfeito começa na feira de produtores locais, entre peixes e flores, e termina no museu EMP para conferir o Hall da Fama da Ficção Científica.
7. Primeiras impressões do Marrocos
Algumas dicas para quem vai viajar pela primeiras vez ao Marrocos – para lidar com o choque cultural e escapar dos pequenos golpes que pegam os turistas.
8. Em Edimburgo cada pub tem uma lenda
Edimburgo é uma cidade cheia de lendas e a viagem fica mais legal a cada história. Lá, os nomes dos pubs guardam casos curiosos como o que deu origem ao livro “O médico e o monstro”.
9. O roteiro Beatles em Liverpool
É absolutamente emocionante ver de pertinho os lugares que fizeram parte da história dos Beatles em Liverpool e as inspirações das músicas que mudaram a história do rock.
10. Os livros da Bebelplatz, em Berlim
Palco da grande queima de livros pelo regime nazista em 1933, a praça Bebelplatz em Berlim abriga hoje um dos memoriais mais bonitos que já vi.
* * *
Mas o Vontade de Viajar não seria nem metade do que é hoje se não fossem os amigos que contribuem com histórias ótimas de viagem, que me inspiram a conhecer cada vez mais! Graças a eles, que são viajantes como eu (alguns bem mais experientes), o blog chega a lugares onde nunca fui e me faz perceber o quanto o mundo é grande!
1. Dicas de quem morou em Paris
Brechós, comidinhas árabes e passeios pelos charmosos bairros de Montmartre e Marais fazem parte desse roteiro super cool que o fotógrafo Nelson Faria propõe pela capital francesa.
2. O charme de Notting Hill, em Londres
Não foi à toa que virou cenário de filme esse bairro que guarda pequenas surpresas por todos os lados. A Márcia, do blog Bainha de Fita Crepe, dá o mapa da mina pela feira de antiguidades da Portobello Road.
3. Primeira parada no Japão: Kyoto
É divertidíssimo o relato da chegada de Bruno Correia no Japão. A adaptação ao fuso horário, à comida e até às privadas (!!!) renderam histórias curiosas e ótimas dicas para quem vai explorar o oriente.
4. Nas pegadas de Fátima
Diretamente de Portugal, Adriano conta tudo sobre as Grutas de Mira d’Aire e o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros, mostrando que Fátima vai muito além do turismo religioso.
5. Os palácios e os doces de Sintra
Hoje morando em Paris, Karen passou um ano em Lisboa e descobriu as belezas, delícias e heranças históricas de Sintra, cidade que é reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
É isso aí. Muito obrigada a todo mundo que acompanha o blog, que curte a página no Facebook, que comenta, que dá dicas e que viaja comigo! Para onde vamos em 2013?