Durante o intercâmbio em Portugal, fui passar um fim de semana de inverno na Serra da Estrela com os amigos da faculdade, para fazer snowboard.

Nos hospedamos na Pousada da Juventude de Penhas da Saúde, na cidade de Covilhã, um albergue enorme no alto de uma montanha a 1520 metros de altitude, de onde se tinha uma vista linda sobre a serra.

serra-da-estrela-portugal-estancia-estacao-de-ski

Com instalações espaçosas e um salão de jogos equipado com sinuca, totó e mesa de ping pong, a Pousada é um bom lugar para socializar e uma boa opção para quem viaja em grupo – sem contar que os preços em Portugal são bem razoáveis: a diária em dormitório custa € 10 e a suíte para casal, € 45.

A Pousada da Serra da Estrela é outra opção legal e muito bem avaliada no Booking, com vista bonita da região da serra e um ótimo café da manhã. Neste link aqui você encontra muitas outras pousadas no entorno da Serra.

serra-da-estrela-nanda-com-a-prancha-de-snowboarding

A estação de ski (que lá é chamada de estância), funciona de novembro a abril e costuma atualizar as condições das pistas e das estradas frequentemente no site oficial. Nós fomos num mês de janeiro e demos sorte de pegar um dia de céu aberto, para curtir a vista da Serra a 2.000 metros de altitude!

Alugamos a prancha de snowboard, com botas e acessórios, na própria Torre da estância. Só não dá para alugar a roupa (calça e casaco impermeáveis), mas você pode comprar no local ou em alguma loja Sport Zone nos shoppings de Lisboa ou do Porto. Não se esqueça de levar óculos de sol também, pois a claridade do céu refletida na neve pode ser bem forte.

Serra da Estrela Portugal - Galera do intercambio na estacao de ski

Entre quedas e escorregões, tentamos aprender um movimento ou outro de snowboard, enquanto outros amigos se aventuraram no ski.

A Estância da Serra da Estrela é ótima para iniciantes, a maior parte das pistas balizadas são verdes (fáceis) ou azuis (intermediárias). E tem também espaço pra quem só quer brincar na neve e escorregar a montanha com donuts e trenós!

Serra da Estrela Portugal - Estrada

Mais tarde, de volta à Pousada, nos divertimos descendo a ladeira em trenós de plástico (convém evitar chamar de “ski bunda” porque em Portugal essa palavra é considerada mais grosseira do que aqui no Brasil). E, claro, não demorou pra que a galera começasse uma guerrinha de bola de neve!

Depois de uma roda de violão no lounge do albergue, a noite na Serra da Estrela terminou na discoteca Companhia Club, na Rua da Indústria de Covilhã.

serra-da-estrela-portugal-casa-na-serra

Já na estrada de volta, no dia seguinte, a dica é dar uma paradinha no município de Seia para visitar o Museu do Pão, onde se pode aprender tudo sobre o processo de produção dessa especialidade portuguesa. Vale aproveitar para almoçar no restaurante do museu e experimentar outras delícias serranas, como o queijo de ovelha curado, o chouriço e o mel.

Se quiser fazer apenas um bate-e-volta, uma alternativa são os passeios guiados da Best Time Tour ou da Premium Tours. Mas para quem quer conhecer melhor a região, o guia mais completo que encontrei foi uma reportagem da revista portuguesa A Próxima Viagem sobre a Serra da Estrela – vale a pena dar uma olhada!

Leia também:

Manzaneda e a neve da Galícia, na Espanha
Diversão na neve de Bariloche, na Argentina
9 experiências para curtir Portugal
Share

11 Comentários

  1. Andrea disse:

    Nossa, eu não fazia ideia! Parece bem bonito…

  2. […] também: >> Serra da Estrela: snowboard em Portugal >> Manzaneda: a neve da Galícia, na […]

  3. […] também: >> Curtindo a neve da Serra da Estrela, em Portugal >> Diversão em família em Bariloche, na […]

  4. Beatriz disse:

    Estou indo a Portugal no início de Dezembro deste ano, quanto custou, em média, o aluguel dos equipamentos e a entrada? Muito lindo!

  5. Fer disse:

    Olá, tenho viagem marcada a Portugal e quero muito ir na Serra da Estrela.
    Achei poucas informações, mas vi que dá pra ir de trem, desce na estação de Guarda e depois vai pra estação de ski de táxi.
    Esse albergue que vc ficou era longe da estação de ski? E por lá, vc escolhe as atividades que irá fazer e paga, ou tem um preço por dia?
    Agradeço muito se me ajudar nessas dúvidas!
    Abraços

  6. Oi, Fer! Tudo bom?
    Da Guarda para a estância de ski ainda é um pouco longe. Talvez compense alugar um carro, para poderem visitar outras atrações na região (são várias vilas próximas).

    Se seu ponto de partida for Lisboa ou Porto, pode ser melhor ir de Expresso (http://www.rede-expressos.pt/) do que de comboio (trem).

    A Pousada da Juventude que mencionamos no texto fica na Covilhã. Para lá, só há comboio a partir de Lisboa, do Porto tem que ser mesmo Expresso.

    De Covilhã para a estância de ski são 10 km de carro, não sei como se faz o percurso de transporte público, você pode tentar entrar em contato com a própria Pousada para tirar dúvida…

    A tarifa para usar a estância de ski (estação) é diária e pode ser consultada aqui: http://www.skiserradaestrela.com/?cix=415&lang=1

    Beijos e boa viagem!
    Se der, dá um pulinho aqui depois pra contar como foi 🙂

  7. Gilmadsob disse:

    Eu quero viajar para Portugal serra da estrela so para vera neve mais quando eu sair do aeroporto existe taxi e ele leva ate a pousada da juventude

  8. Bruna disse:

    Ola, estarei em Lisboa e gostaria de conhecer a Serra da Estrela, já procurei muito, mas não achei nada que respondesse minha dúvida: como é o deslocamento da Covilhã até a Serra? Existe algum transporte público nesse trajeto? Como vc fez?
    Obrigada

    • Oi, Bruna! Tudo bom?
      Eu fui com uma galera da faculdade, tínhamos um ônibus pra levar a gente do Porto pra lá. Entrei em contato com a administração da estância de ski para tirar essa dúvida e realmente não existe serviço de transporte público entre Covilhã/Penhas da Saúde e Estância/Torre em época de inverno. Eles recomendaram a contratação de agências de tour como a Go Travel e a Vertical Tur.
      Espero ter ajudado! Abs e boa viagem!

Exibir Comentários