Segredos da França: a vila de Eygalières

Uma das melhores coisas de ter feito intercâmbio na França foi ter a oportunidade de viajar por todo o país e conhecer lugares lindos como Eygalières.

Visitei essa cidadezinha de apenas 1.700 habitantes por indicação de um amigo francês que, quando soube que minha mãe iria me visitar, preparou um roteiro para nós conhecermos lugares onde somente os locais vão, segredinhos que os turistas não conhecem.

Franca Eygalieres - casas do interior da Franca
Casas do interior da Franca

Eygalières era uma aldeia situada na extremidade norte das montanhas Alpilles, com suas oliveiras que serviram de inspiração para vários quadros de Van Gogh, quando o pintor viveu no Sul da França.

Hoje é uma agradável vila, ainda pequena, com algumas ruínas medievais no seu ponto mais alto e um famoso mercado provençal que acontece às sextas-feiras.

Oliviers dans les Alpilles. Van Gogh, 1889.

Como chegar a Eygalières

Meu ponto de partida para Eygalières foi Lyon, onde eu estava morando e estudando. Como não tinha acesso de trem, resolvemos alugar um carro e foi muito tranquila a viagem com o GPS. O trajeto levou cerca de 2h30.

Era primavera na França e sabíamos que encontraríamos pelo caminho os lindos campos de lavandas, que colorem a região da Provence nesta estação.

Para quem vai viajar pelo Sul da França, vale mesmo a pena alugar um carro e encaixar sua passagem por Eygalières entre outras cidades da Provence como Avignon (35 minutos) e Arles (45 minutos).

Franca Eygalieres - Epicerie em Provence
Mercadinho em Eygalières

Vila histórica e mercado provençal

Logo que chegamos a Eygalières e estacionamos o carro nos sentimos em um verdadeiro cenário de filme europeu.

Eygalières é encantadora, parecia uma cidade cenográfica e cada lugarzinho que visitamos foi especial. As casas de pedra que compõem o lugar são lindas, com suas portas de madeira esculpidas à mão.

Há vários mercadinhos com frutas e legumes frescos. Não hesitei e comprei logo um saco de cerejas, perfeitas nessa época do ano.

Franca Eygalieres - mercado provencal
Os deliciosos produtos provençais

O que fazer em Eygalières

Além de aproveitar as ruelas da cidade, é indispensável uma visita à Chapelle des Pénitents Blancs, igrejinha construída no século 16 e que hoje abriga o Pezet Museu Maurice, com artefatos pré-históricos e itens antigos da história do local.

As montanhas Alpilles proporcionam ao lugar vários produtos de azeite de oliva e vinho, e é possível visitar algumas fazendas de azeitonas para conhecer mais sobre o cultivo e fazer uma degustação.

Restaurantes e hotel em Eygalières

Fizemos uma degustação dos produtos no restaurante que escolhemos almoçar, o Bistrot L’Aubergine. Outra dica é a Maison Hache, onde também funciona um hotel super charmoso, uma ótima opção para quem quiser passar a noite em Eygalières e continuar a viagem no dia seguinte.

Franca Eygalieres - paisagem da regiao de Provence
Paisagem da região de Provence

Depois do almoço seguimos a viagem em direção a Avignon, mas a vontade era de ter passado um fim de semana inteiro em Eygalières, uma cidade perfeita para descansar e aproveitar o que há de melhor na França: boa comida e bom vinho!

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.