Como foi nossa viagem rumo ao Sudeste Asiático

Eu, Guilherme e Leticia já estávamos há quase um ano pensando em um bom roteiro para as nossas férias quando resolvemos fazer uma viagem pro Sudeste AsiáticoTailândia, Laos e Camboja estavam nos planos, mas não havia muitas informações disponíveis por aqui sobre esses destinos.

Sudeste Asiatico - Patio do Wat Pho em Bangkok Tailandia
Pátio do Wat Pho, em Bangkok

Não tinha tantos blogs de viagem como tem hoje, tava bem difícil encontrar guias em português nas livrarias e até as publicações em inglês às vezes precisam ser importadas. Não sabíamos muito bem o que encontraríamos pela frente, nem conhecíamos muita gente que tinha viajado por lá.

Daí a gente acabou optando por fazer um tour da Contiki, uma empresa de turismo especializada na faixa etária de 18 a 35 anos.

Tailandia Chiang Mai Doi Suthep - Escadaria serpente Naga - Templo dourado
Templo Doi Suthep, em Chiang Mai

A maior vantagem deste tipo de tour é que programação é montada pensando no estilo de viagem dos jovens – isso quer dizer que aquele tradicional ônibus de sightseeing pode ser substituído por uma volta de bicicleta pela cidade, por exemplo.

Por outro lado, também não dá para ter frescura quando o guia manda cada um carregar sua mala rua acima até o hotel. Numa viagem dessas não tem lugar para madame.

Rio Mekong - Caverna Pak Ou Laos
Rio Mekong visto da caverna Pak Ou

Escolhemos o tour “Asian Adventure”, com duração de 14 dias, percorrendo Bangkok, Chiang Mai, Chiang Rai (as três na Tailândia), Pakbeng, Luang Prabang, Vang Vieng, Vientiane (no Laos), Phnom Penh e Siem Reap (essas últimas no Camboja).

Priorizamos um roteiro mais cultural e tivemos que deixar de fora as praias e ilhas tailandesas, já que não tínhamos tempo (nem dinheiro) para visitar tudo. O Vietnã também teve que ficar para a próxima.

Nosso roteiro no Sudeste Asiático

O itinerário parece um pouco corrido, pois em alguns lugares passávamos apenas uma noite, mas tínhamos sempre algum tempo livre para atividades opcionais em cada cidade.

Por outro lado, a gente não teria conseguido ver todos esses lugares em apenas 2 semanas se a gente não tivesse contado com o roteiro amarradinho do tour, com todos os translados organizados e em horários planejados.

Templo Branco na Tailandia - Figuras miticas no White Temple
Templo Branco, na Tailândia

Foi um roteiro bastante variado: viajamos de ônibus, fizemos alguns trechos de avião, passamos uma noite num trem e ainda tivemos dois dias em um barco pelo rio Mekong – o que foi bom para relaxar um pouco e para conhecer melhor a galera da excursão.

Também achei legal que o guia fez alguns ajustes na programação original, para atender melhor aos interesses do grupo.

Bangkok - Movimentada e turistica Khaosan Road
A movimentada e turística Khaosan Road, em Bangkok

A verdade é que visitamos cidades pequenas, em que não há tantas atrações competindo pelo seu tempo. A exceção é Bangkok, que mereceu nossa chegada uns dois dias antes da partida com o tour.

A Contiki é bem popular entre australianos e neo-zelandeses, que eram maioria no nosso grupo. Alguns canadenses e americanos completavam a galera, além da Phila, sulafricana que dividiu quarto com a Leticia e se tornou nossa grande amiga ♡

Viagem Sudeste Asiatico - Bar em Vang Vieng
Adam, Johnny, Maddie e Guilherme no bar em Vang Vieng

Nós éramos os únicos que não tinham inglês como língua nativa, então mesmo falando bem, às vezes perdíamos algumas informações (ou piadas… rs!), mas foi praticamente um intercâmbio!

A convivência com outros viajantes é, sem dúvida, uma das coisas mais legais de fazer um tour desses. Toda noite saíamos para comer, jogar sinuca, dançar, contar histórias dos países de onde viemos ou que já visitamos…

Viagem Sudeste Asiatico - Galera de bike em Luang Prabang
Galera de bike em Luang Prabang, Laos

O clima de monções também tinha sido uma preocupação. Nossa viagem era em outubro, ainda no período de chuvas – e, no Sudeste Asiático, quando chove, é tempestade mesmo (de encher as ruas).

Nesse ponto, demos uma sorte sem tamanho: quase sempre estávamos em algum lugar coberto quando começava a chover e, até a hora de sair, já tinha passado.

Sudeste Asiatico - Mochileiros no barco da Tailandia para o Laos
Da Tailândia para o Laos: levando as mochilas para o barco

Só fomos pegos de jeito pela chuva quando estávamos cruzando a fronteira da Tailândia para o Laos, em um barquinho pequeno e com todas as malas – não preciso dizer que as mochilas que estavam sem capa ficaram encharcadas, né? Já dei essa dica aqui no blog.

No final, tudo deu certo! Conhecemos lugares incríveis, nos divertimos muito e fizemos bons amigos :)

Sudeste Asiatico - Monges a margem do rio Mekong
Monges à margem do rio Mekong

Se no início a Ásia nos pareceu estranha, depois aprendemos a entendê-la e nos apegamos a todas as experiências que vivemos ali. Essa viagem certamente ainda renderá bons posts para o Vontade de Viajar!

Se você estiver pensando em um roteiro por essa região mas não estiver a fim de viajar com um tour, pode dar uma olhada nos sites das companhias aéreas locais, que cobrem os principais destinos turísticos da região e têm um bom serviço. Anota aí: Cambodia Angkor AirVietnam AirlinesBangkok AirwaysThai Airways.

Angkor Wat - Dicas para viajar pelo Camboja
Entre os templos perdidos do Camboja

O trem também é uma opção – a State Railway of Thailand suspendeu suas vendas online e o site oficial está atualmente indisponível, mas ainda é possível contar com o serviço do site Thailand Train Ticket e, em geral, não há dificuldade para encontrar passagens de última hora.

No centro das cidades e nas regiões mais turísticas, normalmente também tem lojinhas vendendo passagens de ônibus para os destinos mais procurados (porém observe que, especialmente no Laos, as estradas são bem ruins e esburacadas!).

Angkor Wat - O reino de Angkor chegou a ter 1 milhao de habitantes
Céu azul em Angkor Wat

Fica de olho aqui no blog porque ainda vão rolar muitas dicas da Ásia!

Bangkok: por onde começar?
Khaosan Road e Grand Palace: Bangkok super turística
Pegando o jeito da Tailândia, em Chiang Mai
O templo dourado na montanha de Chiang Mai
A noite nos mercados da Ásia
O bizarro e pop Templo Branco
Da Tailândia ao Laos: de barco pelo rio Mekong
Vang Vieng: o paraíso mochileiro do Laos
Cachoeiras e elefantes no Laos
Em Luang Prabang, bares e tradições
A magnitude de Angkor Wat, o templo perdido do Camboja
O que levar na mala para o Sudeste Asiático?
7 experiências inesquecíveis na Ásia
Dicas de hotéis na Tailândia, Laos e Camboja

Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.