A Ponte Carlos, em Praga, liga a praça do Relógio Astronômico à região de Malá Strana, onde fica o Castelo, e por isso é praticamente incontornável para quem visita a cidade. Mas o papel de coadjuvante não era suficiente para ela. Não satisfeita em ser simplesmente uma passagem entre dois pontos importantes, a ponte se enfeitou com 15 estátuas de cada lado e tomou para si o papel de protagonista dos cartões postais. E ainda guarda algumas surpresas para o final! 😀

ponte carlos praga - vista da ponte manesuv

Ponte Carlos vista da ponte Manesuv

Hoje a Ponte Carlos é definitivamente o lugar mais movimentado de Praga, mas mantém seu charme com uma vista linda sobre o Rio Moldava, de onde se vê o casario da cidade e o Castelo ao alto. Vários artistas montam cavaletes de um lado ao outro, exibindo suas pinturas… Se algum dia você quis ter uma daquelas caricaturas que se fazem em pontos turísticos, ali não faltam opções.

ponte carlos praga - artistas e turistas na charles bridge

Artistas e turistas

A trilha sonora do passeio fica por conta de uma banda de jazz que toca perto da torre gótica que protege a ponte no lado da Cidade Velha.

A torre, que tem um desenho lindo e um certo ar dramático, faz a gente entrar no clima de viagem no tempo. Fica bem em frente à Igreja de São Salvador e ao lado do monumento a Carlos IV, o Rei que dá nome à ponte, à universidade mais tradicional de Praga e a mais um monte de outras coisas na cidade. Ele esteve à frente de muitas obras importantes para o progresso local.

ponte carlos praga - torre gotica e estatua barroca

Torres góticas e estátuas barrocas

Na outra ponta, na Malá Strana, há mais duas torres que também podem ser visitadas e oferecem um visual lindo para ver a ponte do alto e as ruas históricas do antigo Caminho Real, por onde os reis tchecos passavam para serem coroados no Castelo.

A Ponte Carlos é uma das pontes mais antigas da República Tcheca – começou a ser construída em 1357 e foi o único caminho entre os dois lados do Rio Moldova por mais de 400 anos. Mas as estátuas que a tornam inconfundível só vieram a partir do século 17, dando um toque barroco à ponte medieval.

ponte carlos praga - nossa senhora e sao bernardo

Nossa Senhora e São Bernardo

Quase todas representam padroeiros e santos, ainda que na história tcheca a política e a religião se misturassem bastante. Uma após a outra, se seguem imagens de São Vito, São Sigismundo, Santa Lutgarda, São Adalberto e vários outros santos que a gente nem sabia que existiam!

Uma das mais concorridas é a de São João Nepomuceno, facilmente identificável pela auréola com 5 estrelas sobre a cabeça. Ele era um padre que servia à corte da Boêmia durante o século 14 e foi torturado e jogado no rio por se recusar a revelar ao rei as confissões feitas pela Rainha Sofia.

No pedestal da escultura, estão duas cenas que representam essa história – cada uma com uma mancha dourada que denuncia onde os turistas passam a mão para pedir uma espécie de “benção” do santo.

Sua fábula de lealdade ganhou a simpatia popular e o fez um dos santos mais adorados da República Tcheca – é possível encontrar homenagens a ele por todos os lados em Praga. Inclusive na própria ponte há outra imagem de João Nepomuceno, talhada em uma pequena grade de ferro – onde, por algum motivo que não consigo entender, algumas pessoas resolvem prender cadeados também!

ponte carlos praga - grade de sao joao nepomuceno

São João Nepomuceno

Mas a primeira obra a ser colocada na ponte tinha sido a representação do Calvário – que foi sofrendo várias modificações ao longo dos séculos até chegar na forma que vemos hoje. Começou com um crucifixo de madeira colocado ali no século 14, que marcava o local onde eram feitos anúncios públicos e executadas penas de morte durante a Idade Média.

ponte carlos praga - calvario com inscricoes em hebraico

Calvário com inscrições em hebraico

O crucifixo teve que ser reposto duas vezes por causa das sucessivas guerras que os tchecos enfrentavam até que, 300 anos depois, resolveram trazer de Dresden um de metal para substituir, e adicionaram as duas imagens ao lado: a Virgem Maria e João Evangelista. Emblemas e outros detalhes ainda foram acrescentados nos anos seguintes, inclusive a polêmica citação de uma reza em hebraico.

ponte carlos praga - principe bruncvik

O príncipe Bruncvik

Outra das minhas esculturas preferidas não fica exatamente na ponte, mas num dos apoios da ponte sobre o rio. Atrás da 10ª estátua do lado esquerdo (São Vicente e São Procópio), há uma escultura de um cavaleiro com uma espada dourada – ele é Bruncvik, um cavaleiro mítico que, segundo a lenda boêmia, lutou bravamente ao lado de um leão contra um dragão de 7 cabeças.  Quando passar por ali, dê um alô a ele por mim 🙂

ponte carlos praga - castelo de praga visto do pe da ponte

Castelo de Praga visto do pé da ponte

Cruzar esses 516 metros de pura história é uma experiência bacana e um convite para acabar com a bateria da sua câmera logo no início do dia. Nenhum lugar diz “eu estive em Praga” como a Ponte Carlos. E como se o passeio ainda não tivesse valido a pena, do outro lado da ponte nos espera a Nerudova, uma rua encantadora e cheia de lendas curiosas. Mas isso é papo para um próximo post 🙂

Share

5 Comentários

  1. […] ainda contornar o lado de fora para ver outros detalhes interessantes, como a estátua de São João Nepomuceno, o fiel confidente da Rainha Sofia, que fica atrás da construção. Quem tiver fôlego também pode subir a torre principal da […]

  2. […] na Lennon Wall não é difícil: você cruza a Ponte Carlos, em direção ao Castelo de Praga, e depois vira à esquerda na rua Lázeňská. Daí você segue […]

  3. […] saída da Ponte Carlos, a rua Nerudova é um dos caminhos que leva ao Castelo de Praga. Uma rua pitoresca e encantadora, […]

  4. Jenifer Alencar disse:

    Adorei suas dicas e fotos!! Obrigada por compartilhar.

Exibir Comentários