Sempre que viajo adoro descobrir lugares novos e fazer passeios diferentes. Aproveitei minha viagem a Paris esse ano para descobrir outros museus além dos famosos Louvre ou D’Orsay. Tirei um dia para conhecê-los e posso dizer, vale muito a pena visitar um desses quatro curiosos museus parisienses bastante incomuns aos turistas!

Museu do Perfume

Museus de Paris - Museu do Perfume em Paris

Uma mansão linda e elegante perto da Ópera de Paris serve de locação para este museu, conhecido também como Museu Fragonard do Perfume. Os cômodos da mansão dão lugar a peças de antiguidade usadas na fabricação de fragrâncias, incluindo garrafas de perfume, kits de higiene antigos e alambiques para extratos de fragrância. A sensação que tive ao sair de lá foi de estar perfumada para o resto da viagem!

Le Musée du Parfum: 9 rue Scribe (9ème arrondissement)

Museu do Vinho

Museus de Paris - Museu do Vinho em Paris

A França tem uma relação especial com essa bebida, e é uma delícia conhecer mais sobre a produção francesa de vinho. O Museu do Vinho dispõe de mais de 2.000 acessórios utilizados na produção e consumo de vinho ao longo dos séculos, contando toda a história da bebida no país, com áudio em português. Você se sente dentro de uma verdadeira adega revestida por pedras! O espaço tem, além do museu, uma escola de vinhos e um restaurante que permite a degustação de vários tipos de uva!

Le Musée du Vin: 5 Square Charles Dickens (16ème arrondissement)

Museu do Fumante

Museus de Paris - Museu do Fumante em Paris

Famosa característica do povo francês, o cigarro e o tabaco são os elementos essenciais do Museu do Fumante. Ele apresenta uma coleção super curiosa de ervas fumadas ao redor do mundo e objetos que vão dos charutos e narguilés até os cigarros eletrônicos. Tudo isso acompanhado por gravuras, fotografias e vídeos que mostram o consumo de tabaco em diferentes lugares e épocas.

Le Musée du Fumeur: 7 Rue Pache (11ème arrondissement)

Museu do Esgoto

Museus de Paris - Museu do Esgoto em Paris

Lembra daquele nosso post sobre as Catacumbas de Paris? Existe praticamente uma outra cidade debaixo das ruas parisienses! Este curioso museu subterrâneo está escondido sob a Pont de l’Alma e tem como guias os próprios trabalhadores do sistema de água e saneamento da cidade. Uma das coisas que achei mais interessante no Museu do Esgoto foi a parte com a coleção de objetos deixados nas tubulações, como armas escondidas e até joias! A dica é levar uma lanterna e não se assustar se por acaso encontrar uma barata pelo caminho! 😀

Musée des Égouts de Paris: Pont de l’Alma (Rive Gauche) em frente ao número 93 Quai D’Orsay (7ème arrondissement)

Share

6 Comentários

  1. Achei muito interessante, e realmente gostaria de visitá-los algum dia. Obrigada pelas dicas!

  2. Gostaria de visitar esses lugares algum dia.

  3. Jéssica Fernanda Silva disse:

    Esse ano vou visitar as catacumbas e o esgoto de Paris hahaha Obrigada pela informação, estava a procura desse museu peculiar 😀

Exibir Comentários