Paris é a capital do amor! E logo em seu bairro mais boêmio, Montmartre, está localizado um muro com mais de 300 declarações de amor em 250 línguas. Le Mur des Je t’aime – Muro dos Eu Te Amo – se encontra desde o ano de 2000 em um pequeno jardim na Place des Abbesses.

muro do eu te amo em paris - eu te amo escrito em 300 linguas

Considerado estranho pelos franceses no ano de sua inauguração (eles sempre torcem o nariz para tudo o que destoa da arquitetura clássica da cidade), o Muro dos Eu Te Amo logo caiu na graça do povo e se tornou um verdadeiro monumento aos amantes de todo o mundo.

É um passeio agradável para todos que curtem um bom filme romântico, já que o que não falta são casais tirando fotos em frente ao muro e procurando a declaração de amor na língua deles. Se a gente reparar bem, vê que até na grades do jardim já estão sendo colocados os famosos cadeados do amor, como aqueles da Pont des Arts.

muro do eu te amo em paris - eu te amo em montmartre

A obra, que é uma instalação do artista francês Frédéric Baron, diz “eu te amo” em quase todos os idiomas do mundo! ”I love you”, “Ti voglio bene” e “Ich liebe dich” se misturam a dialetos raros e esquecidos, como aquele da ilha de Córsega, e até mesmo Esperanto! Tudo isso com a ajuda da calígrafa Claire Kito, responsável por escrever cada palavra da forma correta.

Seu significado artístico vem da combinação dos mais de 600 azulejos com uma área de 40m2, onde os fragmentos vermelhos representam os pedaços de um coração partido que ao se juntarem formam um coração perfeitamente composto.

muro do eu te amo em paris - eu te amo em 300 idiomas

Frédéric Baron pensou também no simbolismo do muro, já que normalmente muros representam uma divisão, separação. Mas ali, ele mostra que um muro também pode ser um suporte para belas declarações de amor.

Em cima dos azulejos, o desenho de uma mulher de vestido azul quase rouba a cena com a frase “o amor é caótico, vamos amar”. Ela é Rita Hayworth, estrela do cinema dos anos 40, desenhada pelo artista francês Jean Marc Paumier que assina como Rue Meurt d’Art. Ainda dá pra ver a marca que outra diva do Rue Meurt d’Art deixou ali: em 2006, a protagonista naquela parede era a maravilhosa Ava Gardner.

muro do eu te amo em paris - o amor e da desordem

Eu curti a minha visita ao Mur des Je t’aime numa bela tarde de primavera em Montmartre e logo depois peguei o funiculaire e subi as ruas em direção à Basílica de Sacré-Coeur para contemplar uma das mais lindas vistas da cidade. Uma tarde perfeitamente romântica em Paris ♥

Share

5 Comentários

  1. […] Moulin Rouge, você entra em Montmartre pela Rue Lepic até virar na Rue des Abbesses para ver “Le Mur des Je t´Aime”, uma parede onde a frase “eu te amo” está escrita em mais de 250 idiomas ♥ Dali, pode […]

  2. MORGANA RAMALHO DURÚ disse:

    QUE CRIATIVIDADE FANTÁSTICA,AMEI,PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Cleusa disse:

    Eu tenho um sonho e ele se chama conhecer Paris. Com fé em Deus, ainda vou realizar este sonho!

Exibir Comentários