Mapa Mundi Literario - Livro de cada pais - Backforward24 - Amarelo

Que os livros inspiram roteiros de viagem a gente já sabe. Mas que tal deixar a vontade de viajar invadir as estantes de casa e descobrir o mundo pela literatura?

No fórum Map Porn do Reddit, o usuário Backforward24 publicou um mapa mundi em que cada país é representado por um de seus romances mais renomados.

Mapa Literario - Livro de cada pais - Backforward24

Um livro de cada país

Algumas escolhas geraram polêmica, como o título “Guerra e Paz” de Tolstoi para representar a Rússia, em vez de um Dostoyevsky como “Crime e Castigo”. Em uma semana, foram mais de 200 comentários debatendo a seleção, até o mapa literário chegar à segunda versão.

“O Conde de Monte Cristo” substituiu “Les Miserables”, que tinha sido a primeira escolha do autor para a França, e “Grandes Esperanças” entrou no lugar de “Orgulho e Preconceito” no Reino Unido.

Mapa Mundi Literario - Livros Europeus

Clássicos da literatura europeia

A Itália e a Espanha também ficaram melhor representadas com “A Divina Comédia” e “Dom Quixote” (que é um dos livros mais vendidos do mundo, só perde para a Bíblia, o Alcorão e o Livro Vermelho de Mao Tsé-Tung!).

Outras visões de mundo

Mas a parte mais legal do mapa literário é que, enquanto alguns países têm vários candidatos a entrar na montagem, outros despertaram a curiosidade dos internautas pela primeira vez.

Mapa Mundi Literario - Livros da Africa

Literatura africana: um mundo a descobrir

A seleção inclui “Desgraça”, do sul-africano John Maxwell Coetzee, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2003, e muitas outras obras premiadas que não chegaram a ganhar versão em português.

Aqui mesmo na América do Sul, temos tanto a descobrir para além de “Cem Anos de Solidão”! Ler autores de outras origens é uma forma incrivelmente poderosa de ampliar nossa visão de mundo e de nos aproximar de experiências de vida que, à primeira vista, parecem tão distantes de nós.

Mapa Mundi Literario - Livros Autores Latinos

Grandes livros de autores latinos

O Google Maps dos Livros

Com uma proposta um pouquinho diferente, o site britânico Lovereading também já tinha criado em 2015 um mapa que mistura viagem e literatura. O Map Book Mash-up é uma espécie de Google Maps de livros, para você encontrar os livros que se passam em cada canto do mundo.

Ao contrário do primeiro mapa, a localização é definida pelo cenário da história, e não pela origem do autor. A literatura inglesa predomina, pela própria origem do Lovereading, mas o mapa é colaborativo e você também pode sugerir a inclusão de outros títulos, em outros lugares 🙂

Mapa Literario - Google Map de Livros - Lovereading

Lovereading: um Google Map de Livros

Os dois projetos são grandes fontes de inspiração para os próximos roteiros e para as próximas leituras. Qual será seu próximo destino? 📚 🌎

Share

Seja o primeiro a comentar