Eu tenho que confessar que fui embora da Itália apaixonada… apaixonada por uma sobremesa que muitas vezes serviu de refeição pela maravilha que é: o gelato!

Não é sorvete, é gelato! (Sim, eu aprendi a diferença quando fiz aquela aula na Carpigiani). E cada vez que eu passava na frente de uma gelateria, eu conseguia sentir meu estômago perguntando: E ai, não vai entrar não? Nem pra provar? Entra, vai!!!

Gelaterias em Bolonha - Cremeria Santo Stefano

Cremeria Santo Stefano

A gastronomia é o forte na região da Emilia Romagna e nada mais genuinamente italiano que o gelato para ter adoçado a semana que passei por lá.

De todas as gelaterias de Bolonha que experimentei (não foram poucas!), essas aqui foram as minhas 5 preferidas, que entram para a lista de gelaterias imperdíveis para se deliciar na Itália:

1. Cremeria Funivia

Gelaterias em Bolonha - Cremeria Funivia

Com inúmeros sabores, a Funivia faz fila dobrando o quarteirão! Todo mundo quer comer um dos melhores gelatos artesanais da cidade. Minhas escolhas foram o gelato super cremoso de pistache, San Luca (chocolate branco com flocos de arroz torrados) e Alice (mascarpone com chocolate derretido). Endereço: Piazza Cavour, 1/d-e (fecha às segundas)

2. La Sorbetteria Castiglione

Gelaterias em Bolonha - Sorbetteria Castiglione

Com ingredientes 100% naturais, a Sorbetteria Castiglione é famosa por suas variações de gelatos feitos com chocolate. Optei pelo gelato de pistache (sempre ele!) e experimentei também o Cremino Ludovico, feito com creme de chocolate e pedaços de avelã de piemonte caramelizadas. Endereço: Via Castiglione, 44

3. Grom

Gelaterias em Bolonha - Grom

Originária de Turim, na Itália, esta sorveteria se orgulha de usar apenas ingredientes frescos e orgânicos e seus sorvetes são sem glúten. Já sou fã de Grom de outras viagens – Paris, Milão… – e dessa vez o sabor escolhido foi a Crema di Grom, combinação de creme de ovos com biscoito e gotas de chocolate. Endereço: Via D’Azeglio, 13

4. Cremeria Santo Stefano

Gelaterias em Bolonha - Loja da Cremeria Santo Stefano

A decoração da Cremeria Santo Stefano é super fofa, com detalhes em madeira dando um toque caseiro, e a experiência sensorial dos sabores é única! Optei pelos sorbets de limão e de framboesa, mas com certeza voltaria lá para provar outros! Endereço: Via Santo Stefano, 70 (fecha às segundas)

5. Gelateria Gianni

Gelaterias em Bolonha - Gelateria Gianni

A mais antiga da lista, aberta desde 1976, essa pequena gelateria não chama a atenção de quem passa na porta dela, mas é uma das mais queridas dos bolonheses! Minha escolha foi o gelato de pistache, claro, meu sabor favorito que fiz questão de provar em todas as gelaterias que fui! 🙂 Mas eles também têm seus sabores especiais, incluindo alguns inspirados na Divina Comédia – com direito a “inferno” de cereja preta com pedaços de wafer e “paraíso” de mascarpone e creme de whisky! Endereço: Via Montegrappa, 11

Share

8 Comentários

  1. Que delícia provar todos.!
    Deu vontade de conhecer todos os lugares que você passou!

    Amei!

  2. Fabio Jr Alves - Comer. Dormir. Viajar. disse:

    Seu eu já me apaixonei pelo post, imagina então como deve ser comer um gelato na cidade de Bolonha. Valeu por nos permitir viajar com vocês!

  3. Cristina disse:

    O que faço com a lombriga que despertou aqui?!?! Kkkkk Nada como um gelado italiano! Tb me serviram de almoço!

  4. fabianaoliv disse:

    Que tarefa dificil! Imagino o sacrifício … rs
    Parabéns pelo post!

  5. Fran Agnoletto disse:

    Posso confessar?
    Morro de saudades do Gelato da Itália.
    Esse post está inspirador demais!

  6. Laura Sette disse:

    Humm que delícia de post! Não sou muito de doce, mas sorvete (ops, gelato!) é meu fraco. Amooooo! Não vejo a hora de voltar pra Itália pra me esbaldar! E levarei suas dicas de Bolonha comigo 😉 Beijos!

  7. Ah, ano que vem terei que ir bastante a Bolonha e, com certeza vou visitar todas, exceto a GROM que também tem aqui em Roma. Dicas preciosas.

Exibir Comentários