As Fontes Wallace (Les Fontaines Wallace) fazem parte da paisagem de Paris há mais de um século e é impossível passear pela cidade sem se deparar com uma delas. Conhecidas pelos parisienses como as “pequenas fontes verdes”, elas são fruto de uma bonita história francesa.

Fontes Wallace em Paris - Fontes verdes de Paris

Em 1870, durante a Guerra Franco Prussiana, a população de Paris se revoltou contra o resto do país e acabou se cercando e se isolando do resto da França – dando origem à Comuna de Paris.  Neste período, o caos da guerra civil se instalou na cidade, abalando toda a infraestrutura local e impossibilitando a população ao acesso de água e comida.

No meio de toda essa confusão, Sir Richard Wallace, um filantropo britânico de nascença mas parisiense de coração, resolveu ajudar a cidade construindo fontes publicas para que os parisienses não morressem de sede. Assim nasceram as Fontes Wallace

Fontes Wallace em Paris - Agua potavel

No começo foram instaladas 50 fontes para abastecer a capital, e hoje em dia há 120 delas espalhadas por Paris. É realmente possível beber a água delas, já que as fontes usam o mesmo sistema de água que abastece os apartamentos da cidade.

Na França,  a água é tratada e se bebe direto da torneira sem o menor problema ou frescura! Para nós é meio estranho (conheço gente que se nega de beber água da torneira), mas depois que morei lá perdi a frescura e hoje em dia bebo sem hesitar.

Fontes Wallace em Paris - Pracas de Paris

As Fontes Wallace são um monumento urbano de um período terrível da história de Paris, mas que simbolizam um ato generoso e altruísta. Em alguns poucos lugares da cidade, é possível encontrá-las em outras cores, como vermelho, amarelo, rosa e azul… Será que você vai encontrar alguma fonte colorida na sua próxima viagem? 🙂

Share

Seja o primeiro a comentar