Muito tem se falado sobre a produção americana de cervejas exageradamente lupuladas, envelhecidas em barris ou com uma mistura maluca de ingredientes! Tudo isso começou na década de 70 com uma busca por novos sabores para a bebida que mais veneramos na face da terra e foi ganhando maturidade ao longo tempo, consolidando os EUA como uma grande potência mundial da cerveja artesanal, ou craft beer, como eles a chamam por lá!

Cervejas de Chicago - Porta copos Revolution - foto Chicago Beer Geeks

Foto: Chicago Beer Geeks

Aqui no Brasil, quando o assunto é cerveja americana, só se fala em IPA, lúpulos e Califórnia… mas estamos esquecendo uma cidade com verdadeiras joias do cenário cervejeiro americano: Chicago, a terceira maior cidade dos Estados Unidos, que tem aumentado bastante a sua participação na fabricação de cervejas.

A cidade de Chicago situa-se no extremo norte dos Estados Unidos, às margens do lago Michigan, e tem um clima severo no inverno e ventos frios – por isso é apelidada “The Windy City”, a Cidade dos Ventos. A região é um polo econômico, bastante procurado para a realização de eventos de negócios mas nem tanto como um destino turístico.

Cervejas de Chicago - Goose Islands Bourbon County Stout - foto Good Beer Hunting

Foto: Good Beer Hunting

Chicago possui a maior quantidade de área destinada a parques dos Estados Unidos, foi o berço dos arranha-céus, tem as maiores comunidades polonesas e suecas fora de seus países, é a casa dos Bulls (basquete), Cubs e White Sox (baseball) e dos Bears (futebol americano). Mas quando o assunto é cerveja, é aí que Chicago se torna uma parada obrigatória de verdade. Veja 5 cervejarias da região que merecem destaque:

1) Half Acre Beer Company

Criada em 2006, iniciou a produção alugando o espaço de outra cervejaria em Wisconsin. Apenas depois de pronta a cerveja era levada para distribuição em Chicago. Depois de algum tempo, a Half Acre decidiu abrir a sua fábrica própria no coração de Chicago e foi a primeira a enlatar cervejas artesanais nas redondezas. Criou alguns rótulos em colaboração com grandes cervejarias como Mikkeller, New Belgium, 3 Floyds e De Struise. Sua campeã de vendas é a Daisy Cutter, uma American Pale Ale (APA).

Cervejas de Chicago - Half Acre Beer Company - foto Concierge Preferred

Foto: Concierge Preferred

2) Goose Island Beer Company

A Goose Island é a cervejaria mais conhecida de Chicago e foi adquirida pela gigante AB-InBev em 2011. Lá é produzida a magnífica Bourbon County Stout, do estilo Imperial Stout, envelhecida em barris de Bourbon. A cada ano são produzidos lotes especiais com modificações na receita. Ela possui 2 brewpubs na cidade (que não fizeram parte da aquisição da AB-InBev), onde é possível experimentar suas cervejas. A torcida para que a AB-InBev traga as joias desta cervejaria para o Brasil é bem grande!

3) Revolution Brewing

A Revolution foi criada em 2010 e nasceu das mãos de Josh Deth, um ex-funcionário e colaborador da Goose Island que nutria o sonho de abrir uma cervejaria desde 2003. Em 2012, ele inaugurou também um brewpub em Chicago. Apesar de nova, esta cervejaria vem ganhando destaque com sua Anti-Hero IPA e sua obra-prima Bean Gene, uma Imperial Porter envelhecida durante 8 meses em barris de Bourbon com grãos de café.

Cervejas de Chicago - foto Revolution Brewing

Foto: Revolution Brewing

4) Pipeworks Brewing

Criada em 2012, a Pipeworks vem crescendo de maneira meteórica, ganhando muito respeito e conquistando altas notas no RateBeer. Sua estratégia foi criar cervejas únicas que são fabricadas apenas uma vez e com isso conquistou verdadeiros fãs que zeram os lotes “sempre especiais” de maneira bem rápida. Dentre as suas principais crias, destacam-se as Imperial IPAs Ninja vs. Unicorn, que tem um rótulo incrível, e a Citra Ninja.

5) Three Floyds Brewing

Ok, eu sei que essa cervejaria não é de Chicago, mas fica na divisa entre Illinois e Indiana, a apenas a 50km do coração da cidade! Apesar de ficar no território de Indiana, a cervejaria é membro do Illinois Craft Brewer’s Guild e serve a região de Chicago! A Three Floyds é uma das cervejarias mais respeitadas dos Estados Unidos e do mundo, e com toda a certeza faz parte da elite da Cerveja Artesanal para muitos fãs! Se tiver a oportunidade procure pela Alpha King, que é uma American Pale Ale, e pela Zombie Dust, do mesmo estilo.

Cervejas de Chicago - Three Floyds - Robert the Bruce Foto The Warning Sign

Foto: The Warning Sign

Além dessas cinco, nos arredores de Chicago existe uma cervejaria caseira bastante peculiar e com a produção de um único rótulo! Trata-se da Mamma Mia! Pizza Beer, que segundo consta possui um aroma e gosto de uma Pizza Margherita, trazendo lembranças de orégano, tomate e alho! Curioso não? Será que harmoniza bem mesmo com uma pizza?

Se quiser voltar da viagem entendendo tudo sobre cervejas, aproveite para visitar o Siebel Institute of Technology, especializado no mercado cervejeiro. O Instituto oferece treinamentos para formação de sommeliers (em parceria com a Doemens Academy) e cursos para mestre em estilos, análises sensoriais, tecnologias cervejeiras etc.

Cervejas de Chicago - Degustacao Grandview Chicago Beer Flights

Degustação de cervejas de Chicago

Você já conhece Chicago ou já tomou alguma cerveja de lá? Conte pra gente como foi a sua viagem ou experiência cervejeira!

Reserve seu hotel em Chicago no Booking.com
Curtindo a Vida Adoidado: o roteiro de Ferris Bueller em Chicago
As melhores cervejas tchecas em Praga
Share

Seja o primeiro a comentar