Toy Photography: Paris de brinquedo

Ver o Instagram do fotógrafo parisiense Discret dá vontade de viajar e de levar os brinquedos de infância comigo!

Conheci o trabalho dele há uns seis meses pelo perfil da revista francesa Paris Match e desde então me divirto a cada nova foto de seus bonequinhos aprontando pela capital francesa.

Smurf no Champs De Mars
Smurf no Champs De Mars

Smurfs, Simpsons, Stormtroopers e incontáveis super-heróis ganham vida em cenas cotidianas, como se houvesse um mundo em miniatura que as pessoas grandes, sempre tão ocupadas, não fossem capazes de reparar.

Nessas felicidades que a internet proporciona, entrevistei o Discret para saber como começaram suas aventuras com toy photography em Paris.

Rue Blanche, Paris 9
Rue Blanche, Paris 9

Ele, que na vida real se chama Arnaud Brecht, me contou que sempre lia revistas em quadrinhos e assistia desenho animado quando criança, era assinante do “Journal de Mickey” e fazia parte do “He-Man Club”, mas deixou tudo pra trás quando ganhou os primeiros jogos no Amstrad CPC e no Amiga 500 (concorrentes do Atari), no início dos anos 90.

O reencontro com os brinquedos de infância aconteceu só em 2011, quando seu sobrinho estava na casa da avó e pegou a coleção de bonequinhos dos Smurfs para brincar.

Discret - Simpsons em Paris Torre Eiffel
Simpsons fazendo city tour

Arnaud voltou a ser criança! Criar situações engraçadas com os bonequinhos de Playmobil era tão divertido que ele começou compartilhar fotos na internet. O Discret surgiu assim, espontaneamente.

As primeiras cenas de toy photography ele fez no caminho de casa para o trabalho, depois o projeto foi ganhando produções mais elaboradas – e para isso Arnaud conta com a ajuda da namorada, que entra na brincadeira e fotografa também.

Arnaud prepara a foto
Arnaud preparando a foto

Boa parte dos personagens que a gente vê na galeria são franceses e belgas – alguns mais famosos, como Asterix e Obelix, Tintin e os próprios Smurfs, outros a gente reconhece mas não sabe dizer o nome.

Quando perguntei ao Arnaud quais eram seus cartunistas preferidos, a prova: André Franquin, da Bélgica, e Claude Serre, da França. Mas ele disse que também assistia muitos desenhos japoneses e americanos na TV.

Super heróis no Arco do Triunfo
Super heróis no Arco do Triunfo

E assim Homem-Aranha, Capitão América e o Hulk invadiram as ruas de Paris e também ganharam espaço na galeria do Discret :)

“No início, eu quis usar humor negro, criar fotos com um estilo sarcástico, mas depois de algumas fotos comecei a explorar outras possibilidades que tinham mais a ver com os meus bonecos e com os momentos que eu estava vivendo.

 

Naturalmente as fotos foram ganhando um tom mais positivo e comecei a curtir a ideia de fazer as pessoas sorrirem”.

Discret - Stormtroopers na praia
Stormtroopers de férias na praia

Quem navega pela galeria descobre que os bonequinhos também gostam de viajar. Além de Paris, Arnaud já fotografou em Londres, Bruxelas, Berlim e Lisboa, além de várias outras cidades francesas.

“As cidades são meu playground! Eu sempre levo alguns brinquedos comigo e acabo comprando alguns novos pelo caminho”.

Daí surgem cenas engraçadas como o Snoopy pegando bondinho no Bairro Alto ou os Stormtroopers indo pra praia de Kombi! Hahahah

Simpsons na Notre Dame
Simpsons na Notre Dame

Desde que entrou no ar, o Discret ganhou mais de 58 mil fãs de todos os cantos do mundo e já participou de vários eventos e trabalhos em colaboração com outros instagrammers.

Aos poucos surgem amizades e se somam novas referências dos mais diversos estilos fotográficos.

Discret - Tintin no Louvre - Toy Photography em Paris
Tintin desvendando mistérios no Louvre

“Desde pequeno a gente inventa, conta histórias e brinca com os amigos. As redes sociais me ajudaram a continuar fazendo isso e a estimular ainda mais a criatividade.

 

O espaço para experimentação e o espírito colaborativo que a gente encontra online foram fundamentais para o meu projeto ir adiante”.

Smurfs na Pont des Arts
Smurfs na Pont des Arts

Acho que meu bonequinho dos Ursinhos Carinhosos acabou de ganhar um lugar na minha próxima viagem! :)

Leia também:

Batman, Superman, Homem Aranha: a Nova York dos super heróis
Histórias em quadrinhos que viraram street art em Bruxelas