Se tem uma coisa que logo me deixa com vontade de viajar é ver um filme que se passa em um lugar interessante. Já mostrei aqui no blog o roteiro de Roma a partir de um filme da bonequinha Audrey Hepburn e o roteiro de Chicago para quem quer Curtir a vida adoidado, mas o cinema tem tantas outras cenas lindas e divertidas!

A Plaza de España, em Sevilha , por exemplo, serviu como locação para o planeta Naboo, no Episódio 2 de Star Wars – O Ataque dos Clones (veja a cena aqui).

Um dos melhores sites que eu conheço para pesquisar os endereços que aparecem nos filmes é o Movie Locations, mas os títulos mais comerciais também estão no Movie Map. Recentemente descobri um blog brasileiro chamado Viagem de Cinema, que já tem um grande acervo – incluindo filmes nacionais, europeus, clássicos mais antigos e os sucessos hollywoodianos mais recentes.

Há filmes que inspiram viagens quando contam um trechinho da história do lugar, como o filme Maria Antonieta sobre o Palácio de Versailles, na França (trailler aqui)…

Outros retratam o cotidiano de uma cidade, como o famosíssimo Um lugar chamado Notting Hill (veja o trailler, o roteiro e o post que já rolou aqui sobre esse lindo bairro de Londres)…

Mas há também aqueles que usam o espaço apenas para dar vida a uma bela história de fantasia. Quem diria que eu descobriria a localização da Fantástica Fábrica de Chocolate? A versão original desse musical (1971) marcou a minha infância. A cena em que Willy Wonka aparece ao público pela primeira vez (veja aqui) foi filmada em Munique, na Alemanha.

Tem ainda os que mostram locais tão exóticos que a gente nem acha que seria uma viagem possível! Confesso que quando assisti Tomb Raider, há 12 anos, jamais imaginei que andaria pelos mesmos templos que Lara Croft (trailler aqui). Eu nem sequer sabia que aqueles lugares ficavam no Camboja…

Mas, como vocês sabem, nos deparamos com esses cenários incríveis em Angkor Wat. Certamente, um dos pontos altos da viagem pelo Sudeste Asiático!

E como andar por Montmartre, em Paris, sem pensar no Fabuloso Destino de Amélie Poulain? Esse é um dos meus filmes preferidos! Já realizei o sonho de visitar algumas de suas locações, como o Café des 2 Moulins, onde a personagem trabalha, e o mercadinho Maison Collignon, onde Amélie compra frutas e legumes.

O dono da venda já está acostumado com os turistas e gosta do movimento – ele inclusive coleciona cartões postais enviados pelos fãs do maior hit do cinema francês (trailler aqui).

Outros filmes que se passam na cidade de Paris estão no Parcours Cinéma, que tem roteirinhos em PDF para fazer o download e se deixar guiar por histórias lindas como A invenção de Hugo CabretO pequeno Nicolau… e Ratatouille, por que não?

E agora tem o recém-lançado aplicativo Cinemacity, que propõe passeios por Paris com base em cenas imortalizadas pela sétima arte. O legal é que o app mostra na telinha do seu smartphone o trecho do filme que se passa ali.

Comigo é assim: viajo cada vez que vou ao cinema, e termino cada filme com mais um lugarzinho ou dois para visitar nas próximas férias… Mas acho que não sou a única! Conheço um monte de gente que, quando foi a Londres, saiu em busca da “Plataforma 9 ¾”, na estação King’s Cross, de onde parte o trem Hogwarts Express, no filme do Harry Potter. Assim como tenho alguns amigos que sonham em refazer os passeios de Celine e Jesse por Viena, em Antes do Amanhecer, e Paris, em Antes do Pôr-do-Sol.

E você, já viajou para reviver suas cenas preferidas?

Share

20 Comentários

  1. Eu to me devendo um tour de Hitchcok por São Francisco e pela Bay Area, sonho em conhecer a missão onde foi filmado Vertigo e já vi fotos da família em Bodega Bay, brincando com Os Pássaros.
    E sou dessas que ia ficar louca fazendo os roteiros do Jesse e da Celine…

  2. Nanda disse:

    Aliás, muito em breve teremos um belo roteiro de Jesse e Celine pela Grécia no filme Antes da Meia Noite… = )

  3. Carla disse:

    Eu curto muito fazer esses ‘roteiros cinematográficos’. Sempre que escolho um lugar novo para as férias, saio procurando filmes que se passem lá 🙂
    Aproveitando…O Vontade de Viajar está muito lindo…Parabéns!

  4. Karen Ishida disse:

    Um dos melhores posts que já li sobre viagens! Pena que eu não tinha visto o Parcours Cinéma enquanto ainda estava em Paris.

  5. Karen Ishida disse:

    PS: Vai rolar um sobre séries de TV? 🙂

  6. Nem tinha me tocado que essa cena do Star Wars era em Sevilha, acho que tinha visto o filme muito antes de ir pra lá rs. Mas essa praça é mesmo linda!!

  7. Mercedes disse:

    Um filme, ou melhor, uma trilogia de Carlos Saura sobre o Flamenco me fez querer saber mais sobre a dança/canto/música tão típica da Espanha. E este ano, em Madrid, assisti a um espetáculo lindo, numa casa linda. Normalmente de 8 a 10 bailaores flamencos no escenário, uma espécie de tablado em frente às mesas da plateia. Vale muito conhecer esta dança vigorosa e sensual, um espetáculo inesquecível!
    Há vários Tablaos Flamencos em Madrid, mas como fui a este e adorei, deixo dele os contatos:
    Estación de los Porches (Calle Timóteo Perez Rubio, 2)
    #ficaadica de um filme, uma trilogia que inspirou uma paixão flamenca!

  8. […] também: >> Roteiros de viagem com lugares de cinema. >> Curtindo a Vida Adoidado em Chicago. >> San Francisco, uma cidade cultural e […]

  9. Cristina Gonçalves disse:

    Eu preciso planejar um retorno a Paris e conhecer o Moulin Rouge e Amelie Poulain! Mês que vem vou a Alemanha, mas depois tenho que pensar na próxima com muito carinho!

  10. […] Leia também: >> Bebelplatz, a praça da queima de livros em Berlim. >> Como descobrir as locações dos seus filmes favoritos. […]

  11. […] também: >> Roteiros inspirados em filmes pra você fazer uma viagem de cinema! >> Dicas para não cair em pegadinhas na hora de contratar agências de […]

  12. […] É claro que Vicky Cristina dá vontade de viajar para Barcelona… mas isso já foi tema de outro post aqui no blog. Desta vez, escolhemos filmes em que a viagem é o tema central, filmes que falam sobre as […]

  13. […] Versailles possui um dos pontos turísticos mais visitados na França, o Château de Versailles. Considerado um dos maiores do mundo, este castelo foi o símbolo da monarquia absoluta sustentada por Luís XIV. Ficou famoso também graças as excentricidades de Luís XVI e sua mulher Maria Antonieta, historia muito bem retratada no filme Marie Antoinette de Sofia Copolla. […]

  14. Paulo disse:

    Gostaria de conhecer a cidade de Passau na Alemanha, partindo de Munich de trem. Vc pode me informar se eh fácil ou complicado? Quanto tempo de duração? Grato.

  15. […] acompanha o blog sabe que eu adoro visitar locações de cinema e fico doida com filmes que dão vontade de viajar. Mas e quando a história se passa num universo […]

  16. […] Tipo Paris, sabe? Você chega lá já tendo visto aqueles cenários milhares de vezes em fotos, filmes, livros, TV (Ilze Samparini sempre transmitindo ao vivo da Piazza Di San Pietro para a Globo, desde […]

  17. […] combinação das ruínas com a selva fez de Ta Prohm um dos cenários mais marcantes do filme Tomb Raider que foi gravado ali em 2001, embora Lara Croft passe por várias outras locações entre os templos do […]

  18. […] A estação Abbesses é famosa pelo portal vintage e a placa “Metropolitain” no melhor estilo Art Nouveau, assinado pelo arquiteto Hector Guimard. Uma das principais estações do bairro de Montmartre, Abbesses é um dos cenários do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain […]

  19. Ubirajara disse:

    Excelente cena do filme Maria Antonieta, com a fantástica atriz Kirsten Dunst no papel principal

Exibir Comentários